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Bugs Pokémon Parte 2 - Hoenn

Olá, pessoal! Hoje teremos outra edição do Bugs Pokémon, dessa vez falando sobre os bugs da região de Hoenn! Ainda não leu a primeira parte? Clique aqui para ler.

Sim, esse é o sprite do óË {e Ái
  • óË {e Ái (vulgo Oi, e aí?)
Ok, se você achava que a passagem para o GBA colocaria um fim nos Pokémon bug, aqui vai uma “falha na Matrix” que atinge bem no ponto considerado mais bem estruturado da terceira geração de monstrinhos: os EVs. Basicamente, o EV (effort value) é uma pontuação invisível recebida a depender do adversário derrotado e que se reverte em um bônus para um atributo específico quando seu Pokémon galga um novo nível. Basicamente, se você quer que seu Rapidash tenha mais velocidade, enfrente Pokémon que deem EVs de velocidade e a cada quatro pontos acumulados, a velocidade de seu Rapidash aumentará em um quando o nível chegar.
Já os Berry podem neutralizar ou diminuir a ação dos EVs na versão Emerald. E é interessante notar como uma combinação específica de ações pode desencadear um Pokémon com -1 de HP! Essa mesma falha pode levar a um Pokémon bug, o óË {e Ái e uma série de outros erros na terceira geração como ovos sendo usados para lutar e até mesmo Pokémon derrotados levantando-se para batalhar. óË {e Ái é um mero retângulo bege que fica subindo na tela repetidas vezes sem muita utilidade em batalhas.
  • Como capturar:
Para capturar o óË {e Ái, você precisará de um cartucho de Emerald (Ruby e Sapphire não funcionarão) e outro de FireRed ou de LeafGreen. Em Emerald, coloque um Pokémon sem muito treinamento com EVs de HP numa situação em que o HP dele seja 1. Para tal, recomendo enfrentar monstrinhos fracos, pois as pequenas quantidades de dano por eles infligidas fazem com que seja mais fácil controlar a queda de HP. Em seguida, use o Pomeg Berry. Esse Berry diminui 10 EVs de HP de seu monstrinho caso ele tenha menos do que 100 EVs desse atributo. Por exemplo, se o seu Pokémon tem 8 EVs de HP, um Pomeg Berry irá zerá-lo. A perda de 8 EVs de HP resultam num decréscimo de 2 no atributo HP. Logo, se o seu Pokémon só tiver 1 de HP sobrando no instante em que se usa esse Berry, ele irá de 1 para.. -1 de HP!

Com o seu Pokémon morto-vivo no time, transfira-o para um cartucho de FireRed ou LeafGreen e tenha-o como único integrante do time. Em seguida, use um item de recuperação e o Pokémon zumbi passará a ter o HP 0. Como você deve saber, 0 de HP significa que seu Pokémon está desmaiado e, por ser o único da equipe, isso significaria voltar automaticamente para o Centro Pokémon como se tivesse sido totalmente derrotado numa batalha, mas não é o que acontece. Logo, você terá como único Pokémon no seu time um monstrinho “desmaiado”. Repita o método para ter pelo menos dois Pokémon com 0 de HP, compre um Revive e inicie uma batalha contra um treinador – não aconselho nos matinhos.
Pomeg glitch sendo usado num Arbok
Assim que a luta começar, você será obrigado a usar o Pokémon “desmaiado” para batalhar, mas o jogo ainda não detectará que você foi derrotado. Antes de mais nada, use o Revive para trazer de volta seu outro Pokemon com 0 de HP. Imediatamente, o jogo lhe forçará a trocar de Pokémon. Seja um bom treinador e utilize o Pokémon recém-revivido. Mesmo com o som de erro inicial, você irá jogar o próximo Pokémon, mas o game dirá que seu oponente também irá trocar de monstrinho. Escolha “YES” quando lhe for perguntado se deseja trocar de Pokémon também e, em seguida, seleciona “Cancel” ou escolha o Pokémon com 0 de HP. Essa ação forçará o jogo a lançar óË {e Ái como seu próximo Pokémon.
Ok... e ai? óË {e Ái simplesmente ficará indo para cima da tela e voltando pra baixo. A batalha não irá prosseguir, ou seja, não dá para atacar com óË {e Ái, muito menos vê-lo como parte de seu time ou tirá-lo da luta. Dessa forma, não podemos considerá-lo como “capturado”.
  • Como o bug funciona:
O problema todo gira em torno de uma batalha na qual seu Pokémon tem 0 de HP, mas o game não percebe que você foi derrotado e não tem mais monstrinhos para usar. A questão é: por que o jogo não percebeu isso? Simplesmente por que o seu Pokémon tinha -1 de HP (que é interpretado como 65.535, uma quantidade de causar inveja em qualquer Blissey da vida) e foi para 0 de HP. Mas tal mudança se deu por meio de um item de cura e a programação de Pokémon jamais interpreta uma restauração de HP como gatilho para a ação de ser transportado para o Centro Pokémon por ter sido derrotado. Ou seja, mesmo com 0 de HP, você não foi considerado derrotado.


  • ?????????? (Decamarks)
óË {e Ái não é a única falha na programação dos cartuchos da terceira geração de Pokémon. Ela esconde mais um bug, o Decamarks(um apelido, já que o nome real desse monstrinho é composto por dez interrogações). Ao contrário das tantas outras aberrações que estudamos na última parte, ?????????? não é exatamente um erro na programação, mas, sim, um mecanismo do próprio game para impedir que o jogo trave. O bug é ele aparecer na batalha e (quem sabe) poder ser capturado, caso alguma falha na programação aconteça. E sim, há quem tenha descoberto essas falhas e acabou deparando-se com dez interrogações ambulantes.
Há diversas formas de Decamarks. Suas variações podem ser visuais: no geral, Decamarks é uma interrogação branca em um círculo preto, mas o sprite pode vir de cabeça para baixo ou em cores diferentes. Além disso, seu nome pode vir como dez interrogações ou como um grande espaço vazio. E outras diferenças virão nos golpes, no tipo do Pokémon, em sua natureability, etc. Algumas aparições do Decamarks podem travar o jogo, logo é mais um Pokémon que não aconselhamos que você encontre, pois os danos em seu cartucho podem ser irreversíveis.
Para que Decamarks venha à tona, usar um aparelho como GameShark ou Action Replay é um caminho fácil. Com ele, basta iniciar uma batalha antes de pegar o Pokémon inicial ou tentar enfrentar um monstrinho das duas primeiras gerações antes de obter a National Pokédex. No entanto, aqui nos restringimos a usar apenas falhas na programação, jamais consideraremos métodos não oficiais como este tipo de dispositivo.

E fico feliz em dizer que há sim uma maneira de encontrar Decamarks sem apelar para esses dispositivos em todos os games da terceira geração. Para tal, você terá de usar o Pomeg glitch. Mantenha cinco Pokémon no seu time, deixando um espaço vazio. É preciso ter ao menos um monstrinho com -1 de HP e posteriormente restaurado para 0 de HP com um item de recuperação. Os outros quatro Pokémon em seu time podem tanto ser monstrinhos afetados por esse Pomeg glitch ou ovos de Pokémon. Então, inicie uma batalha e você jogará nada menos do que um ??????????, nosso querido Decamarks!
Um exemplo de como pode ser seu time para encontrar Decamarks
Ele não tem atributos algum, muito menos golpes, logo, é totalmente inútil em uma batalha e geralmente virá com 0 de HP. Se você entrar na tela de seleção de Pokémon, não conseguirá sair dela, então não há muito o que fazer com Decamarks. Por ele não aparecer oficialmente em seu time (só é possível capturá-lo com uma Pokébola se você encontrá-lo como oponente, o que só acontece se você usar dispositivos não oficiais), não podemos considerar essas dez interrogações ambulantes como sendo capturáveis.
Já explicamos o método de funcionamento do Pomeg glitch , então vamos nos ater aqui ao por que de Decamarks existir. Decamarks é basicamente o Missingno da terceira geração de Pokémon, ou seja, o mecanismo que o game encontrou para continuar rodando caso um Pokémon não existente seja usado em batalha. E todas as formas que usam métodos não oficiais se resumem a isso: através de alterações no código do jogo, levar o jogador a encontrar/usar monstrinhos sem dados.

Já no nosso método, que envolve o Pomeg glitch, nós começamos uma batalha sem nenhum Pokémon disponível para lutar (todos estavam com 0 de HP ou eram ovos), exceto por aquele espaço vazio. E é justamente esse sexto Pokémon inexistente que restou para o jogo tentar usar, resultando em um dado inválido, interpretado como o tal Decamarks. Mas o que levaria o game a tentar usar um Pokémon que não existe?
O problema todo foi que a programação do jogo não estava preparada para iniciar uma batalha quando o jogador não tem nenhum Pokémon disponível para lutar. Quando todos os seus Pokémon não podem lutar (por terem zerado o HP ou por serem ovos), o jogo lhe levaria automaticamente para o Centro Pokémon e restauraria o HP de seus monstrinhos. Mas, graças ao Pomeg glitch, pudemos perambular por aí sem nenhum Pokémon apto para enfrentar outros adversários, o que nos permitiu iniciar uma batalha sob condições tão bizarras e inesperadas para a programação do jogo. Resultado? Decamarks. Infelizmente, ?????????? não pode ser considerado um membro do seu time.

Através de dispositivos irregulares, é possível ter Decamarks no time. Os jogadores que tiveram esse luxo constataram que, se você tentar dar um apelido para ??????????, o seu sprite se converterá no de um Bulbasaur dourado. Tudo bem que tudo é um falha na programação, mas por que existiriam os arquivos de um Bulbasaur dourado nos dados do jogo? E se essa não foi a oportunidade de Bulbasaur literalmente brilhar, confira o nosso próximo Pokémon “bug” na próxima parte de Bugs Pokémon.


Esse foi o Bugs Pokémon de hoje, pessoal! Para ler a última parte clique aqui! Até logo, pessoal!

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