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Bugs Pokémon Parte 1 - Kanto e Johto

Olá, pessoal, eu estou começando uma série de três partes que vai falar sobre os bugs pokémon. Aqui na primeira parte eu irei falar sobre os bugs das duas primeiras regiões, Kanto e Johto!

  • Missingno e 'M

Missingno é o mais famoso dentre os Pokémon bug por ter sido o primeiro a ser descoberto. M’ é sua contraparte e essencial para entender os mitos em torno da suposta evolução entre Cubone e Kangaskhan. Originalmente, Pokémon Red/Blue deveria trazer 190 monstrinhos de bolso, mas, ao fim da produção, apenas 151 foram criados. Ainda assim, os espaços para os outros 39 Pokémon foram mantidos nos arquivos do cartucho. Para quem joga normalmente, tanto faz a existência desses dados não finalizados, mas, através de falhas na programação, é possível enfrentar esses 39 monstrinhos descartados.
A questão é: como o jogo lida com arquivos incompletos? Por não encontrar o “sprite” e o nome do Pokémon a ser enfrentado, o jogo disponibiliza o nome “Missingno” (que signifca missing number, o número desconhecido ou faltante) e uma imagem bizarra. Esse é Missigno, que pode aparecer em 39 formas diferentes e até mesmo com sprites como o “Ghost” ou o fóssil de um Aerodactyl ou Kabutops. Já M’ é outro bug, mas capaz de evoluir para um Kangaskhan, o que pode significar que o tal filhote de Kangaskhan (que fica na bolsa da mãe) realmente era um Pokémon que foi descartado durante a produção do jogo.

Missingno. e M’ inexplicavelmente podem aparecer no nível 0 e ultrapassar o 100. As demais características deles (como atributos e sprites) são determinadas por variáveis como o nome do jogador. Capturar os Pokémon bug causa instabilidades no jogo como anomalias no funcionamento do game (itens duplicados, por exemplo) e esquisitices visuais, então não aconselhamos você a fazê-lo.
  • Como capturar:
Missingno e M’ são capturados usando o famoso “old man glitch”, que é uma referência ao idoso que lhe ensina a capturar Pokémon em Viridian City. Certifique-se de ter um Pokémon com o HM Fly e outro com Surf no seu time e fale com o idoso. Ele irá lhe ensinar a capturar monstrinhos, como de costume. Quando terminar, use Fly imediatamente para Cinnabar Island. Lá, use Surf para nadar na divisa entre o continente e o mar do lado leste (exatamente nessa linha) e eventualmente um dos Missingno ou M’ aparecerá. É possível capturá-lo (recomendo colocá-lo para dormir), mas isso causará uma série de outros “bugs” no jogo.

Para obter Missingno em Yellow (M’ não é capturável nessa versão, mas, se transferido de Red/Blue para Yellow, ele se transformará no Pokémon bug 3TrainerPoké), é preciso usar o “Mew glitch” que, não só permite capturar Mew, como também enfrentar qualquer Pokémon (bug ou não) e até mesmo treinadores. Tendo um Pokémon com Fly no grupo, vá até a Rota 8 e fique a um passo do campo de visão do treinador Gambler. Dê um passo em sua direção e, no exato momento em que o fizer, aperte Start (antes de aparecer a exclamação acima do Gambler) e use Fly para Lavender Town. Vá para a Pokémon Tower nessa cidade e enfrente o treinador Channeler. Quando derrotá-lo, vá para a saída oeste de Lavender e o menu irá aparecer. Feche-o e Missingno irá enfrentá-lo. Tal manobra não só é a única maneira de capturá-lo em Yellow, como também pode ser usada em Red/Blue.


  • Como o bug funciona:
Agora iremos dissecar o “old man glitch”. Quando o idoso lhe ensina a capturar Pokémon, o jogo temporariamente altera seu nome e sprite para os correspondentes ao “old man”. O seu nome original (definido no início da jornada) é salvo nos matinhos do jogo para que depois possa ser devolvido ao seu personagem e o game continue rodando normalmente. Essa correção não ocorre nas cidades, o que não deveria ser um transtorno, já que, como não é possível encontrar Pokémon numa cidade, não haveria problema em seus dados continuarem salvos nos matinhos. 

Mas e se eu lhe disser que a divisa entre Cinnabar e o oceano corresponde, na programação do jogo, a um matinho? Ou seja, usar Surf nessa divisa permite que você enfrente Pokémon sem que os dados de seu nome salvos no matinho sejam deletados, pois você tecnicamente não saiu da cidade. Tal ação é o gatilho para um erro que, baseado nos caracteres de seu nome, traz um Pokémon não oficial (como Missingno e M’) para uma batalha.

  • ????? (5 interrogações)
Na segunda geração de Pokémon, muitos erros na programação possibilitaram anomalias como transferir monstrinhos da segunda geração para seus cartuchos de Red/Blue/Yellow e capturar Celebi em Gold/Silver. Todas essas falhas (e algumas outras) giram em torno do Pokémon bug ? ? ? ? ?, que pode aparecer em diversas “formas” diferentes. A diferença entre elas é o número indicador do Pokémon. Este pode variar entre 000 (chamado de clone mau do ? ? ? ? ?), 252, 254 e 255 (253 não entra na lista por ser o número usado para os ovos de Pokémon). Embora todas sejam um emaranhado de sprites do jogo, cada forma do ? ? ? ? ? traz uma cor principal diferente. Além disso, as diferentes versões do ? ? ? ? ? também têm tipos diferentes (isso mesmo, essas “coisas” têm tipos). Aparecem nos tipos Normal, Psychic, Steel, “Glitch” (um tipo bug) ou ainda do tipo 'l) m) ZM(outro tipo bug).

  • Como capturar:
Existem três maneiras de se conseguir as 5 interrogações ambulantes. A primeira é usando o “Celebi Egg glitch”, um erro que permite obter um ovo de Celebi ou de qualquer outro monstrinho... incluindo ? ? ? ? ?. Não iremos abordar essa maneira, pois ela necessita previamente de um ? ? ? ? ? para funcionar, então não serve para nós, que ainda nem capturamos nosso primeiro ? ? ? ? ?. A primeira é bem simples, mas você precisará ter seguido os nossos passos anteriores para capturar um M’ em Red/Blue. Com um M’ nas mãos, transfira ele da primeira geração para a segunda através da Time Capsule (disponível nos Centros Pokémon) para Gold/Silver/Crystal. Seu M’ chegará transformado em um ? ? ? ? ?.
Bom, agora vamos para o método mais comum de se obter ? ? ? ? ?. Este não requer cartuchos de gerações passadas ou a captura prévia de outro ? ? ? ? ?. Tal método consiste na “clonagem” de Pokémon. Calma, não estamos falando de nenhum método irregular de fazer isso, mas sim de explorar falhas no processo de salvamento do jogo. Lembro-lhe que tais processos podem não funcionar ou corromper o seu save, então não aconselhamos que sejam feitos. A clonagem pode ser realizada enquanto organiza seus monstrinhos na Box do PC ou durante uma troca entre dois Game Boy. Usaremos o primeiro, pois já é difícil você ter um GB hoje em dia, quanto mais dois e um Cabo Link. Salve o jogo primeiramente, coloque o Pokémon a ser clonado numa Box que nunca tenha sido preenchida completamente antes e use a opção de trocar as Box. Quando o fizer, o jogo salvará seu progresso. Antes que o processo termine, desligue o GB (é preciso pegar o timing certo para fazê-lo e o ideal é que seja logo antes do “S” de “Saving” aparecer, mas é possível ter sucesso até antes do “Don’t” aparecer por completo).
Se você obtiver sucesso, quando ligar o jogo de novo, o Pokémon estará tanto em seu time como dentro da Box. Há uma chance, no entanto, da clonagem ser mal feita e o ? ? ? ? ? aparecer no lugar do clone, que é o que queremos aqui. Para tal, há uma dica: a Box usada deve ter de 15 a 18 monstrinhos. Outro conselho: não desista na primeira tentativa, pois muitas podem ser necessárias.

  • Como o bug funciona:
O método de clonagem funciona porque o jogo salva primeiro os Pokémon armazenados no PC e depois os demais dados (que incluem os monstrinhos em seu time). Logo, se você interromper a gravação na metade, o game terá salvado os seus Pokémon no BOX do PC, mas não terá salvado a nova configuração do seu time (que, nesse caso, já não possui o mesmo Pokémon guardado no PC). Em outras palavras, você terá o mesmo monstrinho no time e no PC ao mesmo tempo.


Esse foi o Bugs Pokémons de hoje, pessoal! Não perca a continuação, falando dos bugs de Hoenn. Para ler clique aqui. Até a próxima!

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